Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA (16.21)
Código: PPGA0053
Nome: FORMAÇÃO CRÍTICA DE GESTORES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: EMENTA: O ensino de gestão no Brasil e no mundo. Conteúdos críticos no ensino de Administração. Métodos pedagógicos críticos. A autonomia e a educação emancipadora do aluno de Administração. A utilização de Casos para Ensino. A desescolarização e a formação no ambiente de trabalho. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Através da disciplina os alunos poderão desenvolver as capacidades de: criticar o processo escolarizado de ensino e aprendizagem de Administração; construir de forma autônoma objetos educacionais para aprendizagem de Administração em espaços não escolares; estabelecer parâmetros críticos para escolha de conteúdos a serem utilizados na atuação docente no ensino de Administração.
Referências: FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 2019 GOVENDER, Nathisvaran. Alienation, reification and the banking model of education: Paulo Freire’s critical theory of education. Acta Academica, v. 52n. 2, p. 204-222, 2020. ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1985. KOPELKE, André Luiz; BOEIRAS, Sérgio Luís. Reflexividade e criticidade no ensino de graduação em Administração. RPCA, v. 10, n. 1, p. 78-95, jan./mar. 2016. MARANHÃO, Carolina Machado; PAULA, Ana Paula Paes de. Pedagogia Crítica e ensino em Administração: em busca de novas abordagens. GESTÃO.Org, v. 9, n. 3, p. 438 - 462, set./ dez. 2011. PAULA, Ana Paula Paes de; RODRIGUES, Marco Aurélio. Pedagogia crítica no ensino da Administração: desafios e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. spe, p. 10-22, 2006. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Notas sobre a construção de casos para ensino. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 11, n. 2, p. 213-234, 2007. SARAIVA, Carolina Machado; PEREIRA, Jussara Jéssica; REZENDE, Ana Flávia. Formação crítica dos Administradores: Relatos de uma experiência pedagógica. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 8, n. 2 maio/ago 2019. SILVA, Késia Aparecida Teixeira; ARANTES, Isabel Cristina da Silva; FREITAS, Rodrigo Cassimiro de; CAMPOS, Rafaella Cristina. Ensino de Administração: reflexões críticas sobre a formação do Administrador. Revista Foco, v. 12 n. 3, 2019.

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