Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4134
Nome: SEMINÁRIO METODOLÓGICO: O MÉTODO EM MARX
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Elementos que fundamentam a estratégia de trabalho sob a qual Marx operou ao construir seu legado; Categorias marxianas que auxiliam a tradução do real; O trabalho como ontologia; Fenômeno X Essência; Dialética; Práxis; materialismo histórico; a perspectiva da revolução.
Referências: Konder, L. (2008). O que é Dialética. São Paulo: Brasiliense. Kosik, K. (2007). Dialética do Concreto. São Paulo: Paz e Terra. Lênin, V. I. (1918/2017), O Estado e a Revolução. São Paulo: Boitempo. Lénine. V. I. (1913). As três fontes e as três partes constitutivas do marxismo. Recuperado de https://www.marxists.org/portugues/lenin/1913/03/tresfont.htm Lessa, S. (2016). O mundo dos homens.Trabalho na ontologia de Lukács. Maceió: Coletivo Veredas. Lessa, S. (20047). Trabalho e Proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez. Marx, K. & Engels, F. (1848/2010). Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo. Mészáros, I. (2013). O conceito de Dialética em Lukács. São Paulo: Boitempo. Montaño, C. (2016). Marxismo e Transformação Social. In I. F. Oliveira, I. L. Paiva, A. L. F. Costa, K. M. O. Amorim, & F. Coelho-Lima (Orgs.), Marx Hoje: pesquisa e transformação social (pp. 101-134). São Paulo: Expressão Popular. Netto, J. P. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular. Tonet, I. (2013). Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács.

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