Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável:
Código: MPEF0011
Nome: FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tópicos de Física abordados relacionando seus conceitos e fenômenos com a Química, a Biologia e a Geociência para um trabalho multidisciplinar em Ciências da Natureza. Sugestão de tópicos: as transformações e as conservações; átomos e ligações químicas, características e constituição; astronomia e cosmologia; calor e temperatura; questões ambientais
Referências: ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Projeto Mão na Massa. CDCC. E-books disponíveis em http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros.html ABDALLA, M.C.B., O discreto charme das partículas elementares. Editora da Unesp, São Paulo, 2005. BIZZO, Nélio, Ciências - fácil ou difícil? Biruta. São Paulo, 2009. CARVALHO, A.M.P., VANNUCCHi, A.I., BARROS, M.A., GONÇALVES, M.E.R. e REY, R.C., Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico. Editora Scipione, São Paulo, 1998. CARVALHO, A.M.P., Calor e temperatura: um ensino por investigação. Livraria da Física, São Paulo, 2014. CHAVANNES, I. Aulas de Marie Curie. Edusp, São Paulo:,2007. HEWITT, P., Física Conceitual. Bookman, Porto Alegre, 2010. MENEZES, L.C. A matéria, uma aventura no espírito. Livraria da Física, São Paulo, 2005. OKUNO, E., CALDAS, I.L. e CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas. Harbra, São Paulo, 1986. PAVÃO, A.C; FREITAS, D. (orgs.) Quanta ciência há no ensino de Ciências. EdUFSCar, São Carlos, 2008. PAVÃO, A.C. (org.) Coleção Explorando o Ensino: Vol. 18, Ciências: Ensino Fundamental. MEC, Brasília, 2010.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( SSO0110 E SSO0114 ) ATIVO 20/02/2022
( SSO0110 E SSO0114 ) INATIVO 30/06/2019 19/02/2022
( SSO0110 E SSO0114 ) INATIVO 14/11/2010 29/06/2019
( SSO0110 E SSO0114 ) INATIVO 04/11/2010 09/07/2017
Histórico de Co-Requisitos
Expressão de Co-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( SSO0111 ) ATIVO 20/02/2022
( SSO0113 E SSO0111 ) INATIVO 30/06/2019 19/02/2022
( SSO0113 E SSO0111 ) INATIVO 14/11/2010 29/06/2019
( SSO0113 E SSO0111 ) INATIVO 04/11/2010 09/07/2017
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( SSO0104 OU SSO0065 OU SSO0146 ) ATIVO 20/02/2022
( SSO0104 OU SSO0065 OU SSO0146 ) INATIVO 30/06/2019 19/02/2022
( SSO0104 OU SSO0065 ) INATIVO 14/11/2010 29/06/2019

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