Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 25 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: ESCOLA DE MÚSICA (11.39)
Código: MUT2203
Nome: ESTUDOS DIRIGIDOS EM PERCUSSÃO II
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Consolidação de estudos de rotina direcionados à prática de elementos técnicos e interpretativos da percussão sinfônica com foco nos idiofones. 2.Objetivos Orientar o discente no processo de aprendizagem e estudo do instrumento. Estabelecer metas, formular e organizar rotinas de estudo. Trabalhar os fundamentos técnicos do instrumento e aspectos teóricos e práticos que envolvem a performance a partir de necessidades específicas do discente. Conteúdo Programático Identificação de problemas e prioridades na prática instrumental; Posicionamento e postura para uma interpretação menos tensa; Exercícios técnicos para barrafones; Estudo dos movimentos aplicados aos idiofones da percussão sinfônica; Literatura sobre os fundamentos técnicos Literatura sobre interpretação musical. Metodologia As atividades serão desenvolvidas de acordo com os seguintes procedimentos: Aulas semanais presenciais. Atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas utilizando recursos audiovisuais e plataformas virtuais como Google Meet ou Zoom. Reflexões sobre aspectos técnicos e interpretativos serão incentivadas e realizadas a partir da audição (áudio e/ou vídeo) indicado pelo docente. Serão utilizados materiais produzidos em PowerPoint, PDFs e gravações em áudio e vídeo além de material bibliográfico referente ao instrumento. 6.Bibliografia Básica ALLEN, David. A arte de fazer acontecer: uma fórmula anti-stress para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CIRONE, Anthony J.; GROVER, Neil; WHALEY, Garwood. The art of percussion playing. Galesville, Maryland : Meredith Music Publications, 2006. GROVER, Neil; WALKER, Richard L. 4 mallet fundamentals. Galesville, MD; Meredith Music Publications, 2006. ARAGÃO, Monique. Música, mente, corpo e alma: interpretação a comunicação através da música. Rio de Janeiro: Rocco, 2011 DELÉCLUSE, Jacques. Deux-Cents exercices journaliers pour xylophone. Paris: Alphonse Leduc, c1970.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.13.16