Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 25 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: ESCOLA DE MÚSICA (11.39)
Código: MUT2202
Nome: ESTUDOS DIRIGIDOS EM PERCUSSÃO I
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Consolidação de estudos de rotina direcionados à prática de elementos técnicos e interpretativos da percussão sinfônica com foco nos membranofones. Objetivos Orientar o discente no processo de aprendizagem e estudo do instrumento. Estabelecer metas, formular e organizar rotinas de estudo. Trabalhar os fundamentos técnicos do instrumento e aspectos teóricos e práticos que envolvem a performance a partir de necessidades específicas do discente. Conteúdo Programático Noções básicas de gestão do tempo. Identificação de problemas e prioridades na prática instrumental. Posicionamento e postura para uma interpretação menos tensa Exercícios técnicos, exercícios de aquecimento e relaxamento. Treinamento auditivo para estudo do tímpano. Trabalhando set-ups de percussão: noções básicas de montagem e movimentação. As atividades serão desenvolvidas de acordo com os seguintes procedimentos: Aulas semanais presenciais. Atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas utilizando recursos audiovisuais e plataformas virtuais como Google Meet ou Zoom. Reflexões sobre aspectos técnicos e interpretativos serão incentivadas e realizadas a partir da audição (áudio e/ou vídeo) indicado pelo docente. Serão utilizados materiais produzidos em PowerPoint, PDFs e gravações em áudio e vídeo além de material bibliográfico referente ao instrumento. 6.Bibliografia Básica ALLEN, David. A arte de fazer acontecer: uma fórmula anti-stress para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BECK, John. Concepts for timpani. New York: Carl Fischer, c2001. 112 p. ISBN: 0825841429. CHATHAM, Kit; TESTA, Joe; MURPHY, Steve. Rudimental etudes and warm-ups. Covering all 40 rudiments – advanced. USA: Hal Leonard, 2012. STONE, George Lawrence. Accents and rebounds for the modern drummer. Massachusetts: George B. Stone & Son, 1961. ARAGÃO, Monique. Música, mente, corpo e alma: interpretação a comunicação através da música. Rio de Janeiro:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.16