Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (11.57)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA/SEDIS - EAD
Código: ED 1775
Nome: ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Os temas abordados neste módulo têm como objetivo gerar a reflexão crítica na forma como o acesso à atenção primária à saúde está organizado. Seus conteúdos trazem ferramentas que permitem às equipes redefinir a gestão da clínica baseada na realidade em que atuam, centrada nas pessoas, otimizando o potencial criativo de todos os profissionais envolvidos. Para que o(a) aluno(a) contribua na transformação do fazer cotidiano, junto aos demais integrantes da sua equipe de Saúde da Família, propomos neste módulo refletir, analisar e propor mudanças baseados em modelos de organização de agenda, de programação e de priorização de visitas domiciliares, bem como implantar acolhimento como postura técnico-ética, incluindo a classificação de riscos e registrando adequadamente os atendimentos. O acesso, por meio da atenção das demandas espontânea e programada, deve ser organizado de forma a garantir os princípios da Atenção Básica (ou Primária) e do Sistema Único de Saúde – SUS. Nessa perspectiva, o acolhimento como postura técnica-ética, a classificação de riscos, a gestão da clínica e a organização das visitas domiciliares são estratégias e ferramentas que ajudam a que o acesso seja mais equânime e orientado pelas necessidades de saúde da população. Registrar os atendimentos num formato que permita expressar toda a complexidade da Atenção básica, utilizando o registro clínico orientado por problemas, tornando o S.O.A.P. a forma de se evoluir as situações trazidas, são instrumentos que facilitam a atenção longitudinal e contribuem para mais resolutividade das ações assistenciais.

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