Referências: |
CAMBAÚVA, L. G. e SILVA, L. C. da. A história da psicologia e a psicologia na história. In: FACCI, M. G. D., TULESKI, S. C. e BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação. Maringá: EDUEM, pp. 15-34, 2009.
COSTA, EDUARDO MOURA DA. Vigotski e a abordagem ontológica do desenvolvimento humano: uma análise histórica da sua constituição. Tese de Doutorado, UNESP/Assis, 2020.
ELHAMMOUMI, M. O paradigma de pesquisa histórico-cultural de Vygotsky: a luta por uma nova psicologia. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 25-36, 2016.
LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, pp. 21-37, 2006.
PINO, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
ROCHA, M. S. P. M. L. da. Não brinco mais: a (des)construção do brincar no cotidiano educacional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
TULESKI, S. C. Em defesa de uma leitura histórica da teoria vigotskiana. In: FACCI, M. G. D., TULESKI, S. C. e BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação. Maringá: EDUEM, pp. 35-62, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, pp. 103-117, 2006.
VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas I: El significado histórico de la crisis de la Psicología. Madrid: Antonio Machado Livros, 2013.
|