Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4114
Nome: FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Psicologia Histórico-Cultural: Contexto da emergência; Fundamentos filosóficos, culturais e psicológicos; Produção de conhecimento na área.
Referências: CAMBAÚVA, L. G. e SILVA, L. C. da. A história da psicologia e a psicologia na história. In: FACCI, M. G. D., TULESKI, S. C. e BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação. Maringá: EDUEM, pp. 15-34, 2009. COSTA, EDUARDO MOURA DA. Vigotski e a abordagem ontológica do desenvolvimento humano: uma análise histórica da sua constituição. Tese de Doutorado, UNESP/Assis, 2020. ELHAMMOUMI, M. O paradigma de pesquisa histórico-cultural de Vygotsky: a luta por uma nova psicologia. In: BARBOSA, M. V.; MILLER, S.; MELLO, S. A. (Orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 25-36, 2016. LURIA, A. R. Vigotskii. In: VIGOTSKII, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, pp. 21-37, 2006. PINO, A. As marcas do humano: as origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005. ROCHA, M. S. P. M. L. da. Não brinco mais: a (des)construção do brincar no cotidiano educacional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. TULESKI, S. C. Em defesa de uma leitura histórica da teoria vigotskiana. In: FACCI, M. G. D., TULESKI, S. C. e BARROCO, S. M. S. (Orgs.). Escola de Vigotski: contribuições para a psicologia e a educação. Maringá: EDUEM, pp. 35-62, 2009. VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, pp. 103-117, 2006. VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas – I: El significado histórico de la crisis de la Psicología. Madrid: Antonio Machado Livros, 2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.21