Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4085
Nome: EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Circunscrever o processo de produção do conhecimento científico, situando o projeto de ciência sobre o qual se construiu a psicologia. Refletir sobre os desdobramentos desse cenário epistemológico sobre os projetos dos alunos.
Referências: Ballestrin, L. (2013). América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, 11, 89-117. Brock, A. C. (2015). The history of psychological objects. In J. Martin, J. Sugarman, & K. Slaney (Eds.), Wiley handbook of theoretical and philosophical psychology: methods, approaches, and new directions for social sciences (pp. 151–165). Oxford: Wiley. Retrieved from http://nebula.wsimg.com/ad0c295d934cc22e53a97375b6b1b084?AccessKeyId=145814EA9FA2C1364AF7&disposition=0&alloworigin=1 Carone, I. (2011). Metáfora e psicologia: uma relação perigosa? Curitiba: CRV. Collins, P. H. (2019. Pensamento Feminista Negro. São Paulo: Boitempo. Deleuze, G. (2016). Capítulo: Sobre os principais conceitos de Michel Foucault. In G. Deleuze(Org.), Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34. Dickie, I. (2016) The essential connection between epistemology and the theory of reference. Philosofical issues, 26, Knowledge and Mind, DOI: 10.1111/phis12084. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/phis.12084 Fontes, F. F. (2016). Teorização e conceitualização em psicologia: o caso do Burnout (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Recuperado de https://tinyurl.com/rhfujrws Freud. S. (2010). O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936) (Tradução Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras. Netto, J. P. (2006). O que é marxismo? São Paulo: Brasil Netto, J. P. & Braz, M. (2006). Economia política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez. Peters, M. (2000). Pós-estruturalismo e filosofia da diferença (Trad. Tomaz Tadeu da Silva). Belo Horizonte: Autêntica.

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