Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR (17.00.14)
Código: PPGBBM0012
Nome: GLICOBIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: I - EMENTA: Neste componente curricular o discente será apresentado a química e função de carboidratos e glicoconjugados. Assim como o estudo do endereçamento; das vias biossínteticas e anabólicas desses compostos. Bem como, a temas relacionados com a correlação entre o metabolismo (catabolismo e anabolismo) dessas moléculas e possíveis doenças relacionadas. II – Objetivos Discutir vários temas relacionados com glicobiologia (carboidratos, glicoproteínas, glicolipídeos e proteoglicanos) e suas unidades, e assim, fornecer aos discentes possibilidade de aprofundar seus conhecimentos no que concerne a esse tema. III - Conteúdos teórico/práticos: 1. Diversidade dos monossacarídeos; 2. Oligossacarideos e polissacarídeos; 3. Glicolisação: localização intracelular e exemplos 4. Funções biológicas do glicanos; 5. Visão geral de genes envolvidos em glicobiologia; 6. N-glicanos; 7. O-glicanos; 8. Glicoesfingolipídeos e ancora de glicosilfosfatidilinositol; 9. Glicosaminoglicanos e proteoglicanos: estrutura, função e metabolismo 10. Lectinas, 11. Galectinas; 12. Glicanos como moléculas de sinalização; 13. Glicolização e cancer; 14. Análise estrutural de glicanos; 15. Glicomics e glicoinformática; 16. Glicanos em biotecnologia, nanotecnologia e ciência de materiais VI - Procedimentos Metodológicos • Aulas expositivas remotas síncronas e/ou assíncronas; • Aulas expositivo-dialógicas; • Utilização de recursos audiovisuais; • Análise e discussão de artigos científicos; • Atividades em sala; • Aula invertida; gameficação; e outras metodologias ativas V - Procedimentos de Avaliação • Atividades em grupo; • Relatórios; • Discussões. VI - Habilidades e competências: • Habilidades • Leitura e interpretação de textos científicos em inglês • Capacidade de expor sua opinião em público • Capacidade de síntese • Ser proativo e saber conviver e trabalhar em grupo
Referências:

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