Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
INSTITUTO DE QUÍMICA (12.88) |
| Código: |
ECM002 |
| Nome: |
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
( ( QUI0632 E EDU0681 ) OU ( EDU0683 E QUI0551 ) )
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
( QUI0646 )
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| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Objetivos:
a) Instrumentalizar os pós-graduandos com conhecimentos de determinados referenciais teóricos presente na literatura da área, utilizados majoritariamente para o desenvolvimento e/ou avaliação de materiais instrucionais;
b) Fomentar o desenvolvimento de atividades didáticas e materiais instrucionais com base nas perspectivas teóricas estudadas;
c) Promover a análise de materiais instrucionais já desenvolvidos, especialmente daqueles oriundos de teses e dissertações do PPGECNM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), à luz dos referenciais teóricos estudados.
Conteúdo:
Perspectivas e abordagens para análise de materiais instrucionais;
O Plano Nacional do Livro Didático: diretrizes e normas;
A noção de problematização no ensino de ciências;
Os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento;
A Teoria Antropológica do Didático (TAD): características e aplicações;
Aspecto estrutural da TAD: praxeologia;
A noção de Verossimilhança Praxeológica (VP);
Aspecto funcional da TAD: os momentos didáticos;
Mapas conceituais: características e desenvolvimento;
Emprego de mapas conceituais para a análise de materiais instrucionais. |
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