Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Código: NSF0028
Nome: SEMINÁRIO DE PESQUISA II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ementa: Produção e desenvolvimento da tese. Problematização do objeto do estudo e decisões metodológicas. Produção de artigos científicos. Produção de tecnologias para os serviços de saúde. Translação do conhecimento cientifico para o campo de prática.
Referências: CAMPOS, R. O. A gestão: espaço de intervenção, análise e especificidades técnicas. In.: CAMPOS, G. W. S. Saúde Paideia. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 2003. P. 122-149. CAMPOS, GWS, GUERREIRO, AVP. (ORG). Manual de Práticas de Atenção Básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Aderaldo&Rosthschild; 2008. DOANE, Gweneth Hartrick Doane; VARCOE, Colleen. Knowledge Translation in Everyday Nursing From Evidence-Based to Inquiry-Based Practice. Advances in Nursing Science. Vol. 31, No. 4, pp. 283–295. MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. OELKE, Nelly Donszelman, LIMA, Maria Alice da Silva, COSTA, Aline Marques A. Translação do conhecimento: traduzindo pesquisa para o uso na prática e na formulação de políticas. Rev Gaúcha Enferm. 2015 set; 36(3):113-7. TENORIO, Marge, MELLO, Guilherme Arantes, VIANA, Ana Luiza Dávila. Politica de fomento à ciencia, tecnologia e inovação em saúde e o lugar da pesquisa clinica. Ciênc. saúde colet. 22 (5) Maio 2017 VIEIRA, S.; HOSSNE, W. S. Metodologia Científica para a área da saúde. 2ª. ed. São Paulo: Elsevier, 2015. VOLPATO, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. RECIIS – Rev Eletron de Comun Inf Inov Saúde. 2015 jan-mar; 9(1) | [e-ISSN 1981-6278

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