Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA (12.11)
Código: FIS9008
Nome: CURSO DE DOCÊNCIA ASSISTIDA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Educação Inclusiva no contexto da UFRN. Finalidade e características do estágio supervisionado na pós-graduação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.
Referências: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. // BRASIL, Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? Lei 9394/1996. Brasília: 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 06 fev. 2014. // BRASIL, MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em:<meclegis.mec.gov.br>. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M, Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2001. // GODOY, Arilda Schmidt, Revendo a aula expositiva, In: MOREIRA, Daniel A. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. // MASETTO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade, 9. ed, Campinas: Papirus, 2008. // MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem, São Paulo: EPU, 1999. // PIMENTA, Selma Garrido, Formação de professores: identidade e saberes da docência. // In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente, São Paulo: Cortez, 2008. // SVINIKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa, teoria para professores universitários, São Paulo: Cengage Learning, 2013. // TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005. // VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Técnicas de ensino: porque não? Campinas: Papirus, 2005. // ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. // ZABALSA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas, Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.15.8