Ementa/Descrição: |
Análise dos princípios e formas de gestão empresarial e estratégica nos meios de hospedagem, visando a qualidade na prestação dos serviços e otimização dos procedimentos operacionais e administrativos da organização. Gestão de crises no setor. Estudo das ferramentas estratégicas de gestão de empresas hoteleiras e das relações entre demanda, oferta e recursos tecnológicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CASTELLI, Geraldo. Gestão hoteleira. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. xvii, 496p. ISBN: 9788547201166.
DAVIES, Carlos Alberto. Manual de hospedagem: simplificando ações na hotelaria. Caxias do Sul: EDUCS, 2002. 233 p. (Coleção Hotelaria) ISBN: 8570611870.
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. São Paulo: Saraiva, 2008. 155p. ISBN: 9788502065796.
PETROCCHI, Mario. Hotelaria: planejamento e gestão. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 200 p. ISBN: 8576051141.
RICCI, Renato. Hotel: estratégias competitivas: um guia prático para a aplicação da gestão por processos e do balanced scorecard no segmento da hotelaria e do turismo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. xi, 125p. ISBN: 8573035250.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da qualidade. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. São Paulo: Atlas, 2012.
POWERS, Tom; BARROWS, Clayton. Administração no setor de hospitalidade, turismo, hotelaria e restaurante. São Paulo: Atlas, 2004
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