Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22) |
| Curso: |
|
| Código: |
AGR0302 |
| Nome: |
ESTATISTICA GERAL |
| Carga Horária Teórica: |
45 h. |
| Carga Horária Prática: |
15 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
( AGR0347 )
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
1. A importância da disciplina para o Curso de Engenharia Agronômica. 2. Noções Básicas de Probabilidade: Fenômenos determinísticos e estocásticos. Observando a freqüência de fenômenos: Conceito de probabilidade. Exemplo de um modelo probabilístico aplicado às Ciências Florestais. Axiomas básicos de probabilidade. Propriedades do cálculo de probabilidades. Independência de eventos e a classificação de fenômenos; probabilidade condicional e regra de Bayes. Conceito de variável aleatória e tipos de variáveis aleatórias. 3. Variáveis Aleatórias Discretas. Representação empírica de freqüências: tabelas e histogramas. Representação formal de distribuições: funções de probabilidade. Ocorrências vs. Não-ocorrência de eventos: A distribuição Binomial. A quantificação de fenômenos através de contagens: A distribuição de Poisson. 4. Variáveis Aleatórias Contínuas. 5. Estudo de variáveis através de Amostras: Conceito de população e amostra. Medidas de localização: média, moda, mediana e quantis. Medidas de escala ou variação: variância, desvio padrão, coeficiente de variação, amplitude de variação, distância interquartílica. Ajuste de dados a distribuições: Estimando os parâmetros das distribuições. Teste de Qui-Quadrado. |
|
|
|
|
|
|