Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0010
Nome: ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS EDUCACIONAIS E CULTURAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Acessibilidade e desenvolvimento de metodologias inclusivas. Exercícios práticos de procedimentos de acessibilidade, considerando a multissensoralidade e os múltiplos contextos educacionais e culturais. A leitura fácil e a comunicação alternativa. Práticas de audiodescrição e legendagem. Livro acessível.
Referências: ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra. In: Varella et al (orgs.). Educação Inclusiva e formação continuada de professores: diálogos entre teoria e prática. Natal: EDUFRN, 2012a, v. 2, p. 87-103. ALVES, Jefferson Fernandes. Audiodescrição e recepção teatral: um diálogo (im)pertinente entre o invísivel e o visível da cena. In: DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana. (Orgs.). O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: HUCITEC; Florianópolis: iNerTE, 2017, p. 181-195. BRASIL. Ministério da Cultura. Secretaria do Audiovisual. Guia orientador para acessibilidade de produções audiovisuais, 2015. MASCARENHAS; Debora. TABAK, Sheina. Orientações gerais da construção de textos com leitura fácil. Cidade Nova: Movimento Down, 2013. MELO, Amanda Meincke; PUPO, Deise Tallarico. Livro acessível e informática acessível. Col. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2010. MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição na escola: Abrindo caminhos para leitura de mundo. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. NAVES, Sylvia Bahiense et al. (orgs.). Guia para produções audiovisuais acessíveis. Brasília/DF: MinC/Secretaria do Audiovisual, s/d. Revista da FAEEBA: Educação e Comtemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 1-296, set./dez. 2017 (Educação e Acessibilidade cultural) RODRIGUES, Viviane; BORGES, Laura; NASCIMENTO Martha de Cássia; ALMEIDA, Maria Amélia. O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil. Rev. CEFAC. Maio-Jun; 18(3):695-703, 2016. RUIZ, A. E.; LLEDÓ, C. B. Manual de accesibilidad e inclusión em museos y lugares del patrimônio cultural y natural. Asturias: Ediciones Trea, 2013.

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