Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0008
Nome: ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Compreensão de desenvolvimento dos sujeitos com deficiência, da relação entre aprendizagem e desenvolvimento e das implicações dessas reflexões para a organização do ensino na perspectiva da educação inclusiva.
Referências: DAINEZ, Débora. Desenvolvimento e deficiência na perspectiva histórico-cultural: Contribuições para educação especial e inclusiva. Revista de Psicología. V.26. n.2. Santiago, 2017. DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza B. A função social da escola em tempos de educação inclusiva: uma discussão necessária. In: Anais da 37º Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. DANIELS, Harry; HEDEGAARD, Mariane. Vygotsky and Special Education Needs Education: rethinking support for children and schools. New York: Continuum, 2011. DANIELS, Harry. Vygotsky e a Pesquisa. São Paulo: Edições Loyola, 2011. LEONARDO, Nilza S. T.; BARROCO, Sonia M. S.; ROSSATO, Solange P. M. Educação especial e Teoria Histórico-Cultural: contribuições para o desenvolvimento humano. Curitiba: Appris, 2017. MARIN, Márcia; BRAUN, Patrícia. Avaliação da aprendizagem em contextos de inclusão escolar. Revista Educação Especial. v.31 n.63. Santa Maria: UFSM, 2018. PADILHA, Anna M. L. Desenvolvimento psíquico e elaboração conceitual por alunos com deficiência intelectual na educação escolar. Revista Brasileira de Educação Especial. v.23; n.1. Marilia: ABPEE, 2017. VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução e organização: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-papers, 2017. VYGOTSKI, Lev S. Obras escogidas Tomo V: Fundamentos de Defectologia. Madrid: Visor, 1997.

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