Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0004
Nome: ATELIÊ DE PESQUISA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise de pesquisas e práticas em Educação Especial em interface com as propostas de projetos de estudo de docentes e discentes do programa
Referências: BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa nas Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1997 COSTAS, Fabiane Adela Tonetto (Org.) Pesquisa em Educação Especial. Referências, Percursos e Abordagens. Curitiba: Appris, 2015. COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003. GONÇALVES MENDES, Enicéia; ALMEIDA, Maria Amélia (Orgs.) A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. KRAMER, Sônia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com diversidade, hierarquia e poder na pesquisa em ciências humanas. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; JOBIM E SOUZA, Solange.; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2003, 57-76. NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula; NAUJORKS, Maria Inês (Org.). Pesquisa em educação especial: o desafio da qualificação. Bauru: Edusc, 2001. 106 p. SILVA, Régis Henrique dos Reis. Balanço das Dissertações e Teses em Educação Especial e Educação Inclusiva Desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial v.24 n.4. Bauru: ABPEE, 2018.

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