Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0003
Nome: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Aspectos legais e políticos relativos à educação especial em uma perspectiva inclusão. Documentos internacionais e legislação brasileira.
Referências: BAPTISTA, Claudio e JESUS, Denise M. (orgs.). Avanços em políticas de inclusão. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008 BUENO, José G. S. MENDES, Geovana M. Lunardi e SANTOS, Roseli A.(org.). Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara: Junqueira&Marin, 2008. GÓES, M.C.R. & LAPLANE, A.L.F. de (orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. 2 ed. São Paulo: Autores associados, 2009. GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. MAGALHÃES,RitadeCássiaBarbosaPaiva(org.).EducaçãoInclusiva: escolarização, política e formação docente. Brasília: Líber Livro, 2011. MAGALHÃES, Rita de Cássia Barbosa Paiva. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. 2.ed. Fortaleza: Ed. UECE/Ed. FDR, 2003. MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015 MARTINS, Lucia de A. R.;PIRES, José e PIRES, Gláucia N.L. Políticas e práticas educacionais inclusivas. Natal: EDUFRN, 2008. MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil. História e políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 1996. SANTOS, Tatiana dos; BARBOSA, Regiane da Silva. Educação inclusiva. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

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