Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (19.00.33)
Código: EDE0001
Nome: METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ética em pesquisa com seres humanos. Os cuidados éticos e os grupos de vulnerabilidade. Caracterização e tipos de pesquisa e suas interfaces com a produção científica em educação especial. Identificação de problemas de pesquisa, objetivos e procedimentos. O planejamento e apresentação dos projetos de pesquisa.
Referências: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2017 GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 14. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo:atlas, 1985. p. 120-129. MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática: São Paulo, v. 26/27, 1990/1991, p. 149-158. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2016. PARKER, R.A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira, 2000 RÚDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: vozes, 1983, QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo:CERU/FFLCH/USP, 1985. 182p. (Coleção Textos)REA, L.M.; SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1994

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.21