Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0071
Nome: GESTÃO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O trabalho na saúde. Papel dos trabalhadores, gestores, instituições formadoras e serviços de saúde no trabalho na saúde. Desafios dos processos educacionais destinados aos trabalhadores da saúde. Incorporação tecnológica no trabalho e na formação dos trabalhadores. Regulação e regulamentação das profissões. Educação interprofissional em Saúde.
Referências: BÁSICAS: ANTUNES RLC. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 285 p. BELLONI ML. Educação à Distância. Campinas. SP. Autores Associados. 2012. 127 p. CASTRO JL, DIAS MA, OLIVEIRA RF. A Integração entre o ensino e o serviço de saúde: relato de atores, olhar de investigadores. Natal, RN. Una. 2017. 330 p. CASTRO JL, VILAR RLA, OLIVEIRA NHS. de. As Trilhas e os Desafios da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Natal, RN. Una, 2016. 253 p. PAIM J, ALMEIDA FILHO N. Saúde Coletiva: teoria e prática. 1ª Ed. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. 695 p. COMPLEMENTARES: AITH FMA et all. Regulação do Exercício das profissões de saúde: fragmentação e complexidade do modelo regulatório brasileiro e desafios para seu aperfeiçoamento. In: Revista de Direito Sanitário. CEPEDISA/Núcleo de Pesquisa de Direito Sanitário. São Paulo. v.19, n. 2. Jul/out, 2018. p. 198-218. CASTRO JL. Protagonismo Silencioso, a presença da OPAS na formação de recursos humanos em saúde no Brasil. Observatório RH-NESC UFRN; MINISTÉRIO DA SAÚDE; OPAS/OMS, 2008. 267 p. PADILLA M, PINTO ICM, NUNES TCM. Trabalho e educação em saúde: desafios para a garantia do direito à saúde e acesso universal às ações e serviços no Sistema Único de Saúde. In: Organização Pan-Americana da Saúde. Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030? Brasília: OPAS; 2018 PEDUZZI M et al. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2013, vol.47, n.4, p.977-983. TOM SLEE. UBERIZAÇÃO, a nova onda do trabalho precarizado. 1ª. Elefante. 2017. 326 p.

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