Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PPGPSI4084
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão crítica acerca da docência, do processo ensino-aprendizagem e da formação do professor no ensino superior brasileiro. Papel sociopolítico e tecnológico da profissionalização docente, da universidade e do ensino no contexto socioeconômico atual. Diretrizes Curriculares do curso de psicologia. Articulação entre as dimensões de ensino, pesquisa e extensão na atuação do professor. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.
Referências: CRUZ, G. B. D. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 250, p. 672-689, set./dez. 2017. BARCELLOS, G. B. et al. Interfaces entre docência e epistemologia: condições para pensar práticas de inovação curricular. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 2, p. 18-30, 2015. DE ANDRADE, R. C., & DIAS MACIEL, J. A. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Identidade, prática e didática docente. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(1). 2019. BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas (PBL): diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface. Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, p. 139-154, fev./1998. CANDAU, V. M. A didática hoje: uma agenda de trabalho. In: _________. Didática, Currículo e Saberes Escolares. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 149-160. CASTANHO, M. E. L. M. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, I. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 75-89. CUNHA, M. I. da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, v.54, n.3, p.525-36, 2004. CUNHA, A. M. de O.; BRITO, T. R.; CICILLINI, G. A. Dormi aluno (a)... Acordei professor (A): Interfaces da Formação para o Exercício do Ensino Superior. In: 29ª Reunião Anual da Anped. GT 11- Política e Educação Superior. Caxambu, 15-18 de out. 2006. http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT11-2544--Int.pdf MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. 13. Reimpr. São Paulo: EPU, 2003. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. PINTO, M. G. C. S. M. G. A docência na educação superior: saberes e identidades. In: 28ª Reunião Anual da Anped. GT 04 - Didática. Caxambu, 16-19 out. 2005. www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt04/GT04-1245--Int.rtf VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de.; FONSECA, M. A aula universitária. In: VEIGA, I. P., A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). Pedagogia Universitária: a aula em foco. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001. p. 161-191. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ANDRÉ, M. E. D. A; OLIVEIRA M.R.N.S. (Orgs.). Alternativas no ensino de didática. 4 ed. Campinas, S. P: Papirus, 2002. CALDEIRA, A. M. S.; AZZI, S. Didática e construção da práxis docente: dimensão explicativa e projetiva. In: ANDRÉ, M. E. D. A.; OLIVEIRA, M. R. N. S. (Orgs.). Alternativas no Ensino de Didática. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002. CANDAU, V. M. A Didática em Questão. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. CASTANHO, M. E. L.M. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, I. P. A. Lições de Didática. Campinas: Papirus, 2006. p. 35-56. DALBEN, A. I. L. F. (Org.). Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. MARTINS, P. L. O. Didática Teórica/Didática Prática: para além do confronto. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2000. TEIXEIRA, A. B. M. (Org.).Temas Atuais em Didática. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. VEIGA, I. P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.14.16_1