Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0156
Nome: LITERATURA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise e interpretação de discursos literários enquanto forma estética de representação da sociedade, acentuando desse modo as conexões entre forma literária e processo social.
Referências: ADORNO, Th. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: ADORNO, Th. Notas de literatura I. Tradução Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003. p. 55-63. ADORNO, Th. Engagement. In: ADORNO, Th. Notas de literatura. Tradução Celeste Aída Galeão e Idalina Azevedo das Silva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1991. AGUIAR E SILVA, V. O romance: História e sistema de um gênero literário. In: Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 1997. p. 671-786 AUERBACH, E. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Tradução Editorial Perspectiva 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. BAKHTIN, M. Epos e romance (sobre a metodologia do estudo do romance). In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Fornoni Bernadini et al. 6.ed. São Paulo: Editora UNESP, 2010. p.397-428. BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p.114-119. CANDIDO, A. Crítica e sociologia. In: CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000. p.5-16. FRIEDMAN, N. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, n. 53, p. 166-182, 2002. JIMÉNEZ, J. Complejidad de lo moderno. In: JIMÉNEZ, J. La vida como azar. Barcelona: Destinolibro, 1994. LUKÁCS, G. Narrar ou descrever? In: LUKÁCS, G. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010. LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000. REIS, C.; LOPES, A. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 1988. (Série Fundamentos, 29) ROSENFELD, A. Reflexões sobre o romance moderno. In: Texto/Contexto I. São Paulo: Perspectiva, 1996. p.75-97. WATT, I. O realismo e a forma romance. In: WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Tradução Hikdegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 9-36. WATT, I. O público leitor e o surgimento do romance. In: WATT, I. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. Tradução Hikdegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p.37-62.

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