Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0136
Nome: LINGUÍSTICAS SOCIOCOGNITIVAS E INTERACIONAIS E ESTUDO DO TEXTO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos fundamentos epistemológicos da Linguística Textual e da Análise da conversação com foco nos modelos/abordagens de estudo/análise de textos.
Referências: ADAM, J-M. A Linguística Textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Maria das Graças Soares Rodrigues, Luís Passeggi, João Gomes da Silva Neto. São Paulo: Cortez, 2008. BLÜHDORN, H.; ANDRADE, M. Tendências recentes da Linguística Textual na Alemanha e no Brasil. Filologia e Linguística Portuguesa n. 7, p. 13-48, 2005. BENTES, A.; LEITE, M. (org.). Linguística de texto e Análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010. BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. CASTILHO, A. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto. 1998. CASTILHO, A.; MORAIS, M.; LOPES, R.; CYRINO, S. (org.). Descrição, História e Aquisição do Português Brasileiro. São Paulo: Fapesp; Campinas, SP: Pontes Editores, 2007. CAVALCANTE, M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. CAVALCANTE, M.; LIMA, S. (org.). Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2012. COUTINHO, M. Texto(s) e competência textual. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003. GIL, B.; CARDOSO, E.; CONDÉ, V. (org.). Modelos de análise linguística. São Paulo: Contexto, 2009. HAVE, P.. Doing conversation analysis: a practical guide. Los Angeles: Sage, 2007. JUBRAN, C.; KOCH, I. (org.). Gramática do português culto falado no Brasil. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006. JUBRAN, C. Uma gramática textual de orientação interacional. In: KOCH, I. Introdução à Linguística Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. KOCH, I. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2005. MARCUSCHI, L. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. MARCUSCHI, L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. PINHEIRO, C. Estratégias textuais-interativas: a articulação tópica. Maceió: Edufal, 2005. SIDNELL, J.; STIVERS, T. The handbook of conversation analysis. Hoboken, NJ: Blackwell Publishing, 2013.

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