Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0135
Nome: LINGUAGEM E COGNIÇÃO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relação entre linguagem, cognição e corporalidade. Categorização. A interação corpo, cérebro e mente. Construções linguísticas e cognição de eventos. Gramática de Construções.
Referências: CHOMSKY, N. O conhecimento da língua: sua natureza, origem e uso. Tradução Anabela Gonçalves e Ana Teresa Alves. Lisboa: Caminho, 1994. (Coleção universitária). CHOMSKY, N. Language and problems of knowledge: the Managua lectures. Cambridge, MA: The MIT Press, 1988. CHOMSKY, N. Reflexões sobre a linguagem. Tradução Carlos Vogt et al. São Paulo: Cultrix, 1980. CROFT, W. Radical Construction Grammar: syntactic theory in typological perspective. Oxford: Oxford University Press, 2001. CROFT, W.; CRUSE, A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 FAUCONNIER, G. Mental spaces. Aspects of meaning construction in natural language. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. FAUCONNIER, G.; TURNER, M. Conceptual Integration and Formal Expression. Journal of Metaphor and Symbolic Activity, v. 10, n.3, p. 183–204, 1995. FILLMORE, Ch.; KAY, P.; O’CONNOR, M. Regularity and Idiomaticity in grammatical constructions: the case of ‘let alone’. Language, v. 63, n. 3, p. 501-538,1988. FRANCHI, C. Linguagem: atividade constitutiva. Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, IEL, n. 22, p. 9-39, 1992. GOLDBERG. A. Constructions: A Construction Grammar Approach to argument structure. Chicago: Chicago University Press. 1995. GOLDBERG, A. Constructions at work: the nature of generalization. Oxford: Oxford University Press, 2006. LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago, 1980. LAKOFF, G. Women, fire and dangerous things. Chicago: The University of Chicago Press, 1987. LANGACKER, R. Foundations to Cognitive Grammar. Redwood City, CA: Stanford University Press, 1987. v.1. MARCUSCHI, L. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. NESSIER, U. Cognition and reality: principles and implications of cognitive psychology. San Francisco, CA: W. H. Freeman and Company, 1976. SILVA, A.; TORRES, A; GONÇALVES, M. Linguagem, cultura e cognição: estudos de linguística cognitiva. Coimbra: Almedina, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.13.8