Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL0115
Nome: GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS E ENSINO
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Gêneros textuais/discursivos; Historicidade do conceito; Teorias, métodos e debates; Implicações do conceito para o ensino de língua; Tratamento em documentos oficiais; Orientação político-linguística; Gêneros textuais/discursivos e ensino.
Referências: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAZERMAN, Ch. Gênero, agência e escrita. Organização Angela P. Dionísio e Judith Hoffnagel; tradução Judith Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006. BAZERMAN, Ch. Gêneros textuais, tipificação e interação. Organização Angela P. Dionísio e Judith Hoffnagel; tradução Judith Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005. BRONCKART, J-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. JOHNS, A. Genre and Pedagogical Purposes. Journal of second language writing, v.4, n.2, p.181-190, 1995. JOHNS, A. et al. Crossing the boundaries of genre studies: commentaries by experts. Journal of Second Language Writing, n. 1, p. 234-249, 2006. McLAREN, P. Culture or Canon? Critical Pedagogy and Politics of Literacy. Havard Educational Review, v. 58, n. 2, p. 213-234, 1988. MEURER, J. ; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. MILLER, C. ‘Genre as social action’. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (org.) Genre and the New Rhetoric. London: Taylor & Francis Publishers, 1994. OLIVEIRA, M. O Gênero Textual: teoria e prática. Texto apresentado no GELNE, Salvador/BA, no período de 4, 5 e 6 de setembro de 2000. OLIVEIRA, M. Gênero e Letramentos: da pesquisa teórica à prática em sala de aula. Palestra proferida na UFSC, 30 abr. 2010. OLIVEIRA, M. Gêneros textuais e Letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010. SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.13.16