Referências: |
ALMEIDA, Maria de C.; CARVALHO, Edgard de A. (Org.) Educação e complexidade: as sete
saberes e outros ensaios. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2009.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate Alves (Org.). Processos de
ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville,
SC: UNIVILLE, 2004.
BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/1996. Brasília: 1996.
Disponível em: < www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em 06 fev. 2014.
BRASIL. MEC LEGIS. Brasília: 2013. Disponível em: < meclegis.mec.gov.br >.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. Além dos Meios e Mensagens. Petrópolis: Vozes, 1983.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis:
Vozes, 2001.
BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria
do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2014a.
BOURDIEU. Pierre. PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura.
Florianópolis: Editora da UFSC, 2014b.
BYINGTON, C. Pedagogia Simbólica. Rio de Janeiro: Record. 1996.
CARUSO, Igor. A separação dos amantes: uma fenomenologia da morte. São Paulo:
Diadorim/Cortez, 1986.
CITELLI, Adilson. Comunicação e Educação A linguagem em movimento. São Paulo:
Senac, 2004.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1998.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 36ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009
___ A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
FREINET, Célestin. O Jornal Escolar, Coleção Temas Pedagógicos, Lisboa: Editorial
Estampa, 1974.
GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. Didática do
ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
GOMES, Marcelo Bolshaw. Em conflito - conhecimento e confrontação. Revista FAMECOS
(Online). v.20, n.03; p.618-633 - 633, 2013b.
< http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/12198/10788 >
último acesso em 16/07/2015.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de
Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
JUNIOR, Luiz Rufino Rodrigues. Pedagogia das encruzilhadas. Revista Periferia, Rio de
Janeiro, ano 1, v. 10, p. 71-88, jan-jun 2018.
LANDOWSKI, Eric. Interações Arriscadas. Tradução de Luiza Helena Oliveira da Silva. São
Paulo: Estação das Letras e Cores: Centro de Pesquisa Sociossemióticas, 2014.
KAPLÚN, Mario. Una Pedagogía de la comunicación. Madrid: Ediciones de La Torre, 1998.
MASETTO, Marcos T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o
pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Trad.
Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5 ed. Porto
Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. Brasília:
UNESCO, 2010.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, Reformar o pensamento. Trad.
Eloá Jacobina. 8. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2003.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
PENTEADO, Heloísa Dupas (Org.) Pedagogia da Comunicação: teorias e práticas. São
Paulo: Cortez, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In:
PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez,
2008.
QUIJANO, Aníbal. Colinialidade do Poder e Classificação Social. SANTOS, Boaventura de
Sousa. MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina / CES,
2009. p. 73-118.
SVINIKI, Marília; MCKEACHIE, Wilbert. (Orgs.). Dicas de ensino: estratégias, pesquisa,
teoria para professores universitários. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da
docência como profissão de interações humanas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Técnicas de ensino: porque não? Campinas: Papirus,
2005.
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y
(re)vivir Tomo 1. Equador: Abya Yala, 2013.
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y
(re)vivir Tomo 2. Equador: Abya Yala, 2013.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALSA, Miguel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre:
Artmed, 2004. |