Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0070
Nome: ANÁLISE DE CASOS EM BIOÉTICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O problema (bio)ético. A deliberação e o diálogo em Bioética. Problematização em Bioética. Tomada de decisões em Bioética. Justificação das decisões éticas. Publicização e ética.
Referências: BÁSICAS: Ferrer JJ, Àlvarez JC. Para fundamentar a bioética: teorias e paradigmas teóricos na bioética contemporânea. São Paulo: Loyola; 2005. Fortes PAC, Zoboli ELCP. Bioética e saúde pública. São Paulo: Loyola; 2003. Garrafa V, Kottow M, Saada A. Bases conceituais da bioética: enfoque latino-americano. São Paulo: Gaia; 2006. Junges, JR. Bioética Sanitarista – Desafios éticos da Saúde Coletiva. São Paulo: Loyola; 2014. UNESCO. Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos. 2005. COMPLEMENTARES: Pessini L, Barchifontaine CP. Problemas atuais de bioética. 8ª ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo:Loyola; 2007. Singer P. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Pessini L, Siqueira JE, Hossne WS (Orgs). Bioética em tempo de incertezas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Loyola; 2010. Hossne WS, Pessini L, Barchifontaine CP (Orgs). Bioética no século XXI – Anseios, receios e devaneios. São Paulo: Loyola; 2017. Garrafa V, Pessini L. Bioética: Poder e Injustiça. 2ª ed. São Paulo: Loyola; 2004. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Fundamentar-se-á na concepção de ensino-aprendizagem como um processo de

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