Ementa/Descrição: |
As neurociências da leitura, a decodificação, a compreensão leitora e os peditores da leitura. Estudo dos gêneros, das tipologias textuais e da sensibilização às marcas de literariedade . Aspectos teóricos e práticos da leitura e da contação de histórias na escola. Modalidades de leitura: silenciosa, oral e bimodal. Os gêneros histórias infantis, poesias, trava-línguas, parlendas e fábulas e a intertextualidade com diferentes tipos e gêneros textuais. A progressão da compreensão literal, inferencial e crítica de textos na infância. A intervenção sobre o erro considerando as estratégias de escrita e a reescrita. Os mapas conceituais na leitura na interpretação de textos. O desenvolvimento da compreensão leitora e a sua relação com os aspectos fonográficos, morfossintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos. Portfólios Didáticos de Histórias Infantis e demais materiais disponibilizados pelo curso Alfabetização + Neurociências: Interfaces na Educação Integral associados aos conceitos desenvolvidos no componente curricular. |