Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22) |
Curso: |
ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO + NEUROCIÊNCIAS: INTERFACES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL/EDU/CERES |
Código: |
DED0167 |
Nome: |
SONS, INTELIGÊNCIA ESPACIAL E GEOGRAFIA NA ALFABETIZAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
20 h. |
Carga Horária Prática: |
5 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Não |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
|
Ementa/Descrição: |
Refletir sobre o desenvolvimento cognitivo e o papel dos sons e das músicas, acionando conhecimentos teórico-práticos constitutivos do processo de alfabetização. Abordar aspectos do processo de aquisição da inteligência espacial mediados pelos sons e pelas músicas relacionando aspectos geográficos e escrita. O uso de recursos didáticos sonoros e musicais específicos à alfabetização: a letra inicial e a sílaba tônica de palavras presentes em livro de literatura infantil. Jogos e brincadeiras com percussão vocal, corporal e improvisação. Alfabetização, e diálogo com as tendências atuais do ensino e aprendizagem em Geografia. |
|