Ementa/Descrição: |
A recliclagem neuronal, a variância da visão humana e a invariância das letras (WFVA). As aprendizagens epilinguísticas e metalinguísticas. A teoria enativa de aprendizagem e a alfabetização. Os aspectos fonográficos, mórficos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos e a alfabetização infantil. Fatores essenciais para o enriquecimento do capital lexical na infância. O sistema alfabético, a decodificação e a compreensão leitora. A forma ortográfica da escrita, a consciência fonológica, o léxico e o semântico. Diagnóstico das condições de aprendizagem da leitura e da escrita utilizando o protocolo do IDEIA (Instrumento de Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização). Os fatores preditivos da alfabetização na desdualização dos métodos de alfabetização. As estratégias de leitura e as particularidades da pontuação, do ritmo, da entonação e os protocolos de leitura silenciosa e oral. A retomada do erro sobre a escrita considerando os estudos sobre a memória: mapas conceituais, cloze; tabelas, gráficos, desmontagem, montagem e remontagem de palavras em textos, protocolos verbais e escritos de reflexão sobre a escrita. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades com textos. O desenvolvimento fonográfico, morfossintático, semântico, pragmático e discursivo: proposição de jogos, atividades e projetos interdisciplinares lúdicos e integrados na alfabetização disponibilizados pelo curso Alfabetização + Neurociências: Interfaces na Educação Integral. |