Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 06 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO + NEUROCIÊNCIAS: INTERFACES NA EDUCAÇÃO INTEGRAL/EDU/CERES
Código: DED0165
Nome: CIÊNCIA E ARTE DA ALFABETIZAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 58 h.
Carga Horária Prática: 5 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 63 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: A recliclagem neuronal, a variância da visão humana e a invariância das letras (WFVA). As aprendizagens epilinguísticas e metalinguísticas. A teoria enativa de aprendizagem e a alfabetização. Os aspectos fonográficos, mórficos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos e a alfabetização infantil. Fatores essenciais para o enriquecimento do capital lexical na infância. O sistema alfabético, a decodificação e a compreensão leitora. A forma ortográfica da escrita, a consciência fonológica, o léxico e o semântico. Diagnóstico das condições de aprendizagem da leitura e da escrita utilizando o protocolo do IDEIA (Instrumento de Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização). Os fatores preditivos da alfabetização na desdualização dos métodos de alfabetização. As estratégias de leitura e as particularidades da pontuação, do ritmo, da entonação e os protocolos de leitura silenciosa e oral. A retomada do erro sobre a escrita considerando os estudos sobre a memória: mapas conceituais, cloze; tabelas, gráficos, desmontagem, montagem e remontagem de palavras em textos, protocolos verbais e escritos de reflexão sobre a escrita. O significado e a estrutura das palavras na seleção de atividades com textos. O desenvolvimento fonográfico, morfossintático, semântico, pragmático e discursivo: proposição de jogos, atividades e projetos interdisciplinares lúdicos e integrados na alfabetização disponibilizados pelo curso Alfabetização + Neurociências: Interfaces na Educação Integral.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.13.6_1