Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
ATIVIDADE |
Tipo de Atividade: |
ATIVIDADE INTEGRADORA DE FORMAÇÃO |
Forma de Participação: |
ATIVIDADE COLETIVA |
Unidade Responsável: |
CCHLA - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (13.14) |
Código: |
DCS0093 |
Nome: |
OFICINA DE PROJETOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS I |
Carga Horária Teórica: |
20 h. |
Carga Horária Prática: |
60 h. |
Carga Horária de Orientação: |
20 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
20 h. |
Carga Horária Total: |
100 h. |
Pré-Requisitos: |
( DCS0121 )
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Aceita Criar Turma: |
Sim |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
A compreensão do processo pedagógico através das interações entre os sujeitos nele
implicados; as diferentes possibilidades de projetos e ações em espaços de educação
(escolar ou não, curriculares ou não); estudos de projetos e ações de extensão já
desenvolvidos, refletindo a respeito dos impactos positivos que estas atividades têm para o desenvolvimento e a identificação do aluno com a disciplina, com o ambiente e seus pares; realização de visitas de campo com as/os licenciandas/os para conhecer ações já existentes e instrumentalizá-los para o exercício de uma ação extensionista; execução de uma atividade de extensão com vistas à compreensão articulada e integrada entre relações de sociabilidade múltiplas na sociedade e seus desdobramentos nos processos educativos, sejam eles internos ou externos ao ambiente escolar. O exercício de conexão entre as várias esferas dessas socializações é parte essencial desse trabalho, pois visa despertar no educando a percepção e a inspiração para o desenvolvimento de ações educacionais que considerem concomitantemente a realidade dos alunos e sua comunidade de convivência. |
|
|