Ementa/Descrição: |
Analisar diferentes contextos sociais em processos contemporâneos de sociabilidade locais e mundiais, para efeito comparativo e associativo entre cotidiano e esferas globais acerca das mudanças dialéticas estruturais-sociais da sociedade atual. Para isso, vislumbrar os diferentes
espaços de educação (formal, não formal; curricular e extracurricular etc) existentes, suas
especificidades e interfaces; a pesquisa de aspectos macro e microssociológicos da prática
pedagógica e dos cotidianos escolares e não escolares, observando as formas de (re) produção
de violências, discriminações e dominação a partir de diferentes marcadores sociais da
diferença (como gênero, raça, sexualidade, idade, etnia etc); vinculações com as relações do
mundo corrente do trabalho, mudanças na esfera familiar e dimensões ecológicas ambientais, métodos e técnicas de pesquisa em instituições escolares e não escolares; elaboração de projeto de investigação em educação, através da formulação de problemas e reflexões sobre as práticas pedagógicas e a partir dos conteúdos específicos das Ciências Sociais, observando as possibilidades de execução, os procedimentos de análise e a avaliação dos resultados da ação proposta; a pesquisa como conteúdo e prática pedagógica no ensino de Ciências Sociais; a formação e a prática do educador-pesquisador. |