Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22)
Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTIT E EDUC ESPEC NA PERSPEC DA INCLUSÃO/EDU/CERES
Código: DED0143
Nome: Aprendizagem e metodologias voltadas aos sujeitos com Deficiência Física e Múltipla
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Não
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Deficiência física e a paralisia cerebral. Deficiências Múltiplas e a surdocegueira. Causas, características e etiologias. A pessoa com surdocegueira (conceito; a aprendizagem das pessoas com surdocegueira). A pessoa com paralisia cerebral ( comunicação e posicionamento). Necessidades específicas das pessoas com surdocegueira e com deficiência múltipla. A escola comum e o aluno com surdocegueira e paralisia cerebral. O papel do professor especializado e a interface do AEE, na escola comum e com a família. Adequações visuais, auditivas e táteis. Procedimentos didáticos - Metodológicos: classe comum e atendimento educacional especializado. Abordagem multidisciplinar para alunos com surdocegueira e paralisia cerebral. Tecnologias assistivas. Abordagem multidisciplinar.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.21