Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL (13.90)
Código: PPGEH0017
Nome: USOS DO BIOGRÁFICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Biografia e história: implicações epistemológicas em tempos de guinada subjetiva. Narrativas vivenciais: historicidade e modalidades (biografias, autobiografias, memórias, entrevistas). Narrativas vivenciais e a problematização de subjetividades, espacialidades e de temporalidades. Saberes docentes e potenciais investigativos das abordagens biográficas. A biografia como forma de conhecer e sensibilizar: dimensões e possibilidades didáticas e pedagógicas das narrativas vivenciais.
Referências: ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. _______________. Memoria y autobiografia. Exploraciones em los limites. Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica, 2013. BOURDIEU, Pierre. “A ilusão biográfica”. In FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1996, pp. 183-192. CATROGA, Fernando. Memória, história, historiografia. Coimbra: Quarteto, 2001. DOSSE, François. O Desafio Biográfico. Escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009. ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994. FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Veja, 1992. GINZBURG, Carlo. “Provas e possibilidades à margem de ‘Il ritorno de Martin Guerre’ de Natalie Zemon Davis”. In A Micro-história e outros ensaios. Lisboa: DIFEL, 1989, pp. 179-202. GONÇALVES, Márcia de Almeida. Em terreno movediço. Biografia e história na obra de Octávio Tarquínio de Sousa. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009. LEVI, Giovanni. “Usos da biografia”. In AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Usos e abusos da história oral. Op. cit., pp. 167-182. LEVILLAIN, Philippe. “Os protagonistas: da biografia”. In René Rémond (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Editora FGV, 1996, p. 141-184. LORIGA, Sabina. “A biografia como problema”. In Jacques Revel (org.). Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998, pp. 225-250. ______________. O pequeno X. Da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. OLIVEIRA, Maria da Glória. Narrar vidas, contar a história. A biografia como problema historiográfico no Brasil oitocentista. Rio de Janeiro: FGV, 2011. REVEL, Jacques. “A biografia com problema historiográfico”. In História e historiografia. Exercícios críticos. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2010, p. 235-248. RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010. Volume 3, O Tempo narrado. SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Cia das Letras; Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007. SCHMIDT, Benito e GOMES, Ângela C. Memórias e narrativas (auto)biográficas. Rio de Janeiro: FGV, 2010. VELHO, Gilberto. Subjetividade e sociedade. Uma experiência de geração. 3a Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

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