Referências: |
ANSARAH, M.G. R. Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2009.
ARANTES, A. P.; GEBRAN, R. A. Docência no ensino superior: trajetórias e saberes. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15ed. São Paulo: Cortez, 2016.
CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2ed. São Paulo: Atlas, 2018.
MADEIRA, M. C.; SILVA, R. M. A. Ensinar na Universidade: didática para professores iniciantes. São Paulo: Vozes, 2015.
MASETTO, M. Inovação no ensino superior. Rio de Janeiro: Loyola, 2012.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e a atividade docente. 8ed. São Paulo: Cortez, 2018.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. São Paulo: Vozes, 2014.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ed. São Paulo: Vozes, 2014. |