Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PPGT0037
Nome: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem. Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Educação inclusiva no contexto da UFRN. Finalidade e características do estágio supervisionado na pós-graduação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. A docência em cursos de Turismo. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de atuação.
Referências: ANSARAH, M.G. R. Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2009. ARANTES, A. P.; GEBRAN, R. A. Docência no ensino superior: trajetórias e saberes. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005. CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15ed. São Paulo: Cortez, 2016. CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014. GIL, A. C. Didática do ensino superior. 2ed. São Paulo: Atlas, 2018. MADEIRA, M. C.; SILVA, R. M. A. Ensinar na Universidade: didática para professores iniciantes. São Paulo: Vozes, 2015. MASETTO, M. Inovação no ensino superior. Rio de Janeiro: Loyola, 2012. MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015. MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4ed. São Paulo: Cortez, 2007. PIMENTA, S. G. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e a atividade docente. 8ed. São Paulo: Cortez, 2018. TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. São Paulo: Vozes, 2014. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2ed. São Paulo: Vozes, 2014.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.15.8