Ementa/Descrição: |
O ensino de Astronomia fundamental nas orientações oficiais para o currículo na educação básica e nas pesquisas em ensino. Concepções e representações alternativas e dificuldades na aprendizagem de conteúdos de Astronomia fundamental: forma da terra, fases da lua, estações do ano, marés, gravitação, diferenças entre entre estruturas do universo, estrelas. As perspectivas topocêntricas, geocêntrica e heliocêtrica na representação dos fenômenos astronômicos. Acompanhamento dos movimentos do sol, da lua e dos planetas a olho nu. Coordenadas geográficas e fusos horários. Coordenadas celestes horizontais e equatoriais. O estudo e a relação com fenômenos astronômicos cotidianos em diferentes culturas - em particular em culturas indígenas e afro-brasileiras, e na ciência ocidental: constelações, mudança no céu ao longo do dia e da noite, calendários, fases da lua, eclipses, estações do ano, relações entre céu, ambiente e práticas sociais. A física aristotélica e o desenvolvimento da física clássica na relação com a controvérsia entre geocentismo e heliocentrismo, com ênfase nas contribuições de Copérnico, Tycho Brahe, Kepler e Galileu. Leis de Kepler e a gravitação universal de Newton. Marés e suas implicações em fenômenos terrestres e astronômicos. Organização, dinâmica e composição dos corpos do sistema solar e sua origem. Descrição geral da evolução do sol e demais estrelas. A visão atual da organização do universo. O uso de recursos específicos no ensino aprendizagem dos conteúdos da disciplina: o globo terrestre, cartas celestes e planisférios, registros da posição do sol com o gnomon, relógios solares e modelos didáticos, exploração de simuladores do céu, observações do céu a olho nu e ao telescópio, representações em escala dos tamanhos, distâncias e outras grandezas envolvendo astros e sistemas astronômicos. Os recursos didáticos desenvolvidos nesse componente curricular devem estar em relação intríseca com as atividades previstas para as práticas extensionistas. |