Ementa/Descrição: |
Análise e desenvolvimento de produtos e processos educacionais sob diferentes estratégias metodológicas para o ensino de mecânica clássica ,oscilações e ondas na Educação Básica, por exemplo:
1. Propostas de ensino (sequências didáticas investigativas, unidades de ensino potencialmente significativas, teaching learn sequences (TLS), dentre outras.);
2. Material textual (manuais, guias, roteiros, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares);
3. Práticas educacionais no ensino de Física popr meio de recursos didáticos como: Mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, áudios, objetos de aprendizagem, aplicativos de modelagem, aplicativos de aquisição e análise de dados, ambientes de aprendizagem, páginas de internet e blogs, jogos educacionais, etc.). Protótipos educacionais. Kits e conjuntos para atividades experimentais. Robótica educacional. Softwares educacionais (livres e comerciais) microcontroladores e plataformas de prototipagem. Jogos analógicos. Interfaces digitai;
4. Atividades de extensão (cursos, oficinas, mostra, ciclos de palestras, exposições, atividades de divulgação científica e outras).
Os recursos didáticos desenvolvidos devem estar em relação intrínseca com os componentes curriculares prática extensionistas, de acordo com a perspectiva de indissociabilidade entre ensino e extensão.
|