Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AEROESPACIAL (11.25.00.07)
Código: AER0014
Nome: TERMODINÂMICA E COMBUSTÃO APLICADAS À PROPULSÃO HIPERSÔNICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão dos fundamentos, abordagem (ciclo, processo, volume de controle e regime uniformetransiente), primeira lei da termodinâmica para as quatro abordagens, segunda lei da termodinâmica para as quatro abordagens, exergia e balanço (física e química), destruição de energia. Sistemas reagentes e combustão (entalpia de combustão). Equilíbrio químico. Uso desoftware como EES (equations solver engineering).
Referências: KOTAS T.J., “The Exergy Method of Thermal Plant Analysis”, 1st Ed. London: Anchor Brendon Ltd, 1985. BEJAN A. “Advanced Engineering Thermodynamics, 3 rd, Wiley, N.J., USA, 2006. BEJAN A., TSATSARONIS G., MORAN M., “Thermal Design and Optimization”, 1st Ed. New York, Wiley & Sons, 1996. MORAN, M. J., SHAPIRO, H. N., 2009, Princípios de Termodinâmica para Engenharia, 6a edição, Editora LTC, 800 p. BOURGNAKKE, C, SONNTAG, R. E., “Fundamentos da termodinâmica”, 7 ed, Editora Blucher, São Paulo, 2009, 659 p.

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