Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS (11.70.00.04)
Código: PCN2015
Nome: LITERATURA E ENSINO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Concepções de Literatura e suas implicações no processo de ensino - nível Fundamental. A seleção do texto: entre tradicionais, contemporâneos e representativos das perspectivas multiculturais. Ensino das literaturas de matrizes africanas e indígenas. A literatura no ensino fundamental: texto e leitor no jogo da construção de sentidos. Ler e escrever literatura na escola: em torno da experiência estética. A leitura literária na formação integral de um sujeito que se faça consciente de seu papel como agente histórico. O professor como mediador do processo de leitura da obra literária. Relações da Literatura com outras áreas: mediações interartísticas no processo de Ensino da Literatura. Proposições para elaboração de materiais e de projetos para o Ensino de Literatura na Educação Básica. Processos de avaliação do Ensino de Literatura.
Referências: ABREU, M. Cultura letrada. Literatura e cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2006. ANDRUETTO, M. T. Por uma Literatura sem adjetivos. Trad. de Carmem Cacciacarro. São Paulo: Pulo do Gato, 2013. ANDRUETTO, M. T. A leitura, outra revolução. São Paulo: Ed. Sesc São Paulo, 2017. BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas. São Paulo: Pulo do Gato, 2011. BARBOSA, J. A. A Biblioteca Imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996. BARTHES, R. A aula. Trad. e Posfácio de L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1980. BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese estrutura do campo literário. Lisboa: Presença, 1996. BOYER A-M. A Paraliteratura. Trad. de Alves Calado. Porto: RésEditora, 1992. CASTRILLON, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011. CEIA, C. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Colibri, 2002. COELHO, N. N. Literatura e Linguagem – Introdução aos estudos literários. 4.ed. São Paulo: Edições Quiron, 1986. COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007. DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013. DANTAS, V. (Org.) Bibliografia Antonio Candido – textos de intervenção. São Paulo: Ed. 34, 2002. DORRICO, J.; DANNER, L. F..; CORREIA, H. H. S.; DANNER, F. Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica, recepção. Ed. Fi. (disponível no site da editora) DUARTE, E. de A (Org.). Literatura e afrodescendência. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011. FLECK, G. F.; CORSI, M. da S.; CANDIDO, W. R. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 2. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018. FONSECA. A. de S.; FLECK, G. F.; SANTOS, L. S. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 3. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018. FONSECA, M. N. S. África: dinâmicas culturais e literárias. Belo Horizonte: PUC Minas, 2017. JOUVE, V. A Leitura. Tradução de Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP, 2002. JOUVE, V. Por que estudar literatura? (Trad.) Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012. ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996. KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Coleção formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2012. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993. LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. LOPEZ, C. J.; FLECK, G. F.; Del Pozo Gonzáles, L. S. (Orgs). A pesquisa em Literatura e leitura na formação docente – experiências da pesquisa acadêmica à prática profissional no ensino. Volume 1. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2018. MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998. MANGUEL, A. O leitor como metáfora: o viajante, a torre e a traça. São Paulo: Ed. SESC, 2017. MOISÉS, C. F. Literatura para quê? Florianópolis: Livraria e Editora Obra Jurídica Ltda, 1996. MORTATTI, M. do R. L. Entre a literatura e o ensino - A formação do leitor. São Paulo: Ed. Unesp, 2018. NABOKOV, V. Lições de literatura. (trad.) Jorio Dauster. São Paulo: Três estrelas, 2015. PAPES, C. da C. e S. A vivência e a invenção na palavra literária. São Paulo: editora Humanitas, 2008. PAULINO, G.; WALTY, I. (Orgs.). Teoria da literatura na escola: atualização para professores de I e II graus. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1994. p.53-66. PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008. PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009. PINHEIRO, H. A poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018. ROUXEL, A.; LANGLADE, G; REZENDE, N. L. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: ALAMEDA, 2013. SARAIVA, J. A; MÜGGE, E. e colaboradores. Literatura na escola propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006. SILVA, L. H. O.; MELO, M. A. de; OLIVEIRA, L. R. P. F. Ensino de Língua e Literatura: pesquisas na pós-graduação. Tocantins: EDUFT, 2014. SOUZA, L. S.; CAETANO, I. P. Ensino de Língua e Literatura. Alternativas Metodológicas- Tomo I e II. Canoas: Editora Ulbra, 2004. TODOROV, T. A literatura em perigo. 2.ed., Trad. de C. Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T (Org.). Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006. XYPAS, R. A Leitura subjetiva no ensino da Literatura: Apropriação do texto literário pelo sujeito leitor. Olinda: Nova Presença, 2018. ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2ed. São Paulo: Contexto, 1991. ZILBERMAN, R. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

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