Referências: |
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do Discurso. Rio de Janeiro: Editora 34, 2016.
BAWARSHI, Anis; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo:
Parábola, 2013.
BAZERMAN, Charles. Escrita, gênero e interação social. São Paulo: Cortez, 2007.
BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
CAVALCANTE, Mônica M.; COSTA, Maria Helenice A.; JAGUARIBE, Vicência M. F.;
CUSTÓDIO FILHO, Valdinar (Org.). Texto e discurso sob múltiplos olhares: gêneros e
sequências textuais (v. 1). Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
DELLISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.).
Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
GRILLO, Sheila V. C. Gêneros primários e gêneros secundários no círculo de Bakhtin:
implicações para a divulgação científica. Alfa, São Paulo, v. 52, n. 1, p. 57-79, 2008. Disponível
em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1467/1172> Acesso em: 02 jun. 2014.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.).
Gêneros textuais: reflexões e ensino. Palmas/União da Vitória/PR: Kaygangue, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São
Paulo: Parábola, 2008.
MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos,
debates. São Paulo: Parábola, 2005.
MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola/Recife: Ed.
Universitária da UFPE, 2012.
MOTTA-ROTH, Désirée. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de
linguagem. D.E.L.T.A., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.
br/pdf/delta/v24n2/v24n2a07.pdf> Acesso em:
NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de
ensino. São Carlos: Claraluz, 2009.
ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. SP:
Mercado de Letras, 2004.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola,
2013.
ROJO, Roxane; BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Hipermodernidade, multiletramentos e
gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.
SANTOS, Carmi F.; MENDONÇA, Márcia; CAVALCANTE, Marianne (Orgs.). Diversidade
textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. Disponível em:
<http://www.nigufpe.com.br/wp-content/uploads/2012/09/Diversidade _Livro.pdf> Acesso em:
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos
objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, n. 11, p. 4-16, maio-ago. 1999.
SIGNORINI, Inês. [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. |