Referências: |
BORTONI-RICARDO, Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro;CASTANHEIRA, Salete
Flores. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010.
GUMPERZ, Jenny Cook. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas,
1991.
KLEIMAN, Angela. Bustos. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a
prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela. Bustos; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. (Orgs.). Letramento e
formação de professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas/,
São Paulo: Mercado de Letras, 2005.
KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento Não basta ensinar a ler e escrever. Disponível
em: www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos.Acesso em 10.07.2013.
____________. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de
letramento. In: CORRÊA, Manoel; L. G.; BOCH, Françoise. (Orgs.). Ensino de língua:
representação e letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 75-91. (Coleção
Idéias sobre linguagem).
MAGALHÃES, Izabel (Org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de
Letras, 2012.
OLIVEIRA, Maria do Socorro; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de
Araújo. Projetos de Letramento e formAÇÃO de professores de língua materna. Natal/RN:
EDUFRN, 2014.
OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela Bustos (Orgs.). Letramento múltiplos:
agentes, práticas, representações. Natal/RN: EDUFRN, 2008.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial,
2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola
Editorial, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
___________. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2011.
________. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto,
2018.
STREET, Brian.Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na
etnografia e na educação.Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
_________. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAKHTIN, M./VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas
fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara
Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1992 [1929].
BARTON, David; HAMILTON Mary; IVANIC, Roz. Situated Literacies. London: Routledge,
2000.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo Editora Scipioni, 1989.
COPE, Bill; KALANTIZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social
futures. London: Routledge, 2005.
COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: aspectos sociais e
possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o
orale para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard;DOLZ,
Joaquin. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais
Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95 128.
KERSCH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti (Orgs.).
Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas e aplicadas à linguagem. Campinas,
São Paulo: Pontes, 2016.
KLEIMAN, Angela Bustos. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e
adultos. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
________. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do
Sul, v. 32, nº 53, p. 1-25, dez, 2007.
LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, Série Princípios, 1991.
McLAREN, Peter L. Culture or Canon? CriticalPedagogyand the Political of
Literacy.HavardEducationalReview, v. 58, n. 2,p. 213-234, 1988.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. O papel do professor no espaço da cultura letrada: do mediador
ao agente de letramento. In: SERRANI, Silvana (org.) Letramento, discurso e trabalho
docente. Vinhedo, Editora horizonte, 2010.
RIBEIRO, Vera Masagão (Org.) O Letramento no Brasil Reflexões a partir do INAF 2001,
São Paulo: Global, 2004.
ROJO, Roxane (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campina, SP:
Mercado de Letras, 1998.
SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo; OLIVEIRA Maria do Socorro. Políticas públicas na
educação de jovens e adultos: projetos de letramento para a participação e mudança social. EJA
em Debate. Florianópolis: IFSC, v. 1, n. 1, 2012.
SOARES, Magda.Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. |