Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 05 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - CERES (18.00.23)
Código: MHIST0005
Nome: LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DOS SERTÕES I
Carga Horária Teórica: 40 h.
Carga Horária Prática: 20 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussão sobre os repositórios de documentação que abrigam matéria-prima para a produção de estudos na Linha de Pesquisa I, como institutos, fundações, bibliotecas, museus, memoriais, arquivos e centros de documentação. Verificação e exame de tipologias de fontes históricas que podem subsidiar pesquisas, como estruturas arqueológicas, monumentos epigráficos, artefatos cerâmicos, artefatos líticos, remanescentes ósseos, historiografia, inventários post-mortem, registros paroquiais, cartas de alforria, testamentos, sesmarias, literatura, jornais e cartas. Problematização de abordagens metodológicas para uso de fontes com vistas a pesquisas no campo da História dos Sertões: Arqueologia, História Oral, História Serial, História Quantitativa, Análise Historiográfica, Análise do Discurso e, dentre outras, Análise Iconográfica.
Referências: BURKE, Peter (org). A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo, Editora UNESP, 1992. CADIOU, François; COULOMB, Clarisse; LEMONDE, Anne; SANTAMARIA, Yves. Como se faz a história: historiografia, método e pesquisa. Petrópolis, Vozes, 2007. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997. CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2011. FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009. LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (dir.). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (dir.). História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novas abordagens. Rio de Janeiro, Editora F. Alves, 1976. PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005 PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tania Regina de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte, Autêntica, 2008. TOSH, John. A busca da história: Objetivos, métodos e as tendências no estudo da história moderna. 5a ed. Petrópolis: Vozes, 2011. VEYNE, Paul. Como se escreve a História. 2. ed. Brasília, Editora da UnB, 1992.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.13.6_1