Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 03 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: PPGARC0018
Nome: POÉTICAS E ESTÉTICAS DESCOLONIAIS
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudar as poéticas e estéticas descoloniais com o intuito de identificar, valorizar e resignificar os saberes que foram relegados no processo de colonização do Brasil e da América Latina, manifestando um ponto de vista dialógico e reflexivo sobre as práticas de feitura e de fruição das espetacularidades brasileiras e latino americanas.
Referências: Referência Obrigatória: BEORLEGUI, Carlos. Historia del Pensamiento Filosófico Latinoamericano, una búsqueda incesante de la identidad. Bilbao: Universidad de Deusto, 2010. DE LA GARZA, Mercedes. El tiempo de los dioses-tiempo. Concepciones de Mesoamérica. México: Instituto de Investigaciones Filológicas, 2015. SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Paula Maria (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina/CES, 2009. SANTOS, Boaventura. A crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da Experiência. São Paulo: Cortez Editora, 2002. TASAT, José A. e BONFIM, Carlos. Pensar a América, pensadores latinoamericanos en diálogo. Casero: Los Autores, 2015. ZEA, Leopoldo. América como Consciência. México D. F.: Cuadernos Americanos, 1972. Referência Complementar: FABRINI, Veronica. “Sul da Cena Sul do Saber”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2013. p.11-25. HADERCHPEK, Robson Carlos. “O Jogo Ritual e as Pedagogias do Sul: Práticas Pedagógicas para a Descolonização do Ensino do Teatro”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2018. p. 55-65. HADERCHPEK, Robson Carlos. VARGAS, Rocio del Carmen Tisnado. “O Sul Corpóreo e a Poética dos Elementos: Práticas para a Descolonização do Imaginário”. In Revista ILINX: Revista do Lume. Campinas: Unicamp, 2017. p.77-87 MENCARELLI, Fernando Antonio. “Mapas e Caminhos: práticas corpóreas e transculturalidade”. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre: UFRGS, 2013, p. 132-143.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.14.16_1