Ementa/Descrição: |
Discussão das estéticas e políticas emergentes na interface com as Artes Cênicas. Abordagens de questões como identidade, culturas tradicionais, gênero, feminismo, self, representação, memórias, traumas, que aludem à sobrevivência e à resistência cultural. |
Referências: |
Referência obrigatória
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 201
PELBART, Peter Pal. Vida Capital. São Paulo: Edit. Iluminuras, 2004.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Referência Complementar
LIPOVETSKY, Gilles. A Era do Vazio. Ensaios sobre o Individualismo Contemporâneo. São Paulo: Edições 70, 2016.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar. In: Graciela Ravetti; Márcia Arbex. (Org.). Performance, exilio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2002.
SAFLATE, Vladimir. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. São Paulo: Autêntica, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.
TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
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