Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ESCOLA DE MÚSICA (11.39)
Código: MUT1912
Nome: CANTO POPULAR III
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos: ( MUT1911 )
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Estudo sistemático da técnica vocal e prática de repertório do canto popular brasileiro urbano, associado às especificidades técnicas vocais da Era do Rádio no Brasil, do Tropicalismo e da MPB da década de 1980. Objetivos: • Aprofundar os conhecimentos da técnica vocal com a prática de exercícios de vocalizes e de desenvolvimento melódico em progressões harmônicas da música popular brasileira; • Introduzir o estudo de aspectos fisiológicos envolvidos na emissão vocal e ressonância; • Estudo de repertório da música brasileira popular com foco na linguagem estética dos cantores da Era do Rádio no Brasil e os gêneros cantados na época; • Conhecer e identificar a o samba em sua fase de consolidação como gênero brasileiro e símbolo de nacionalidade (1910-1945) com foco na literatura da voz brasileira da época; • Introduzir o estudo do belting com foco nas suas possibilidades técnicas a serviço da música brasileira popular; • Identificar elementos interpretativos dos gêneros estudados, bem como conhecer as temáticas e intenções artístico/expressivas nas canções brasileiras dos gêneros e épocas estudados; • Conhecer as principais referências vocais das épocas e estilos estudados Conteúdo: - Rotinas de estudo (aquecimento, vocalizes, progressões) - Estudo de escalas, harpejos e fraseados melódicos sobre progressões - Consciência corporal e vocal voltado ao repertório estudado - Elementos de interpretação cênica para o cantor - A voz brasileira no samba (colocações e impostações vocais) - A voz brasileira na era do rádio (época de ouro), o cinema musical, canções românticas, a música nordestina, a moda caipira, os conjuntos regionais e vocais (repertório e intérpretes principais) Bibliografia: BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. 4. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. 73p. ISBN: 8573095113. BERKOWITZ, Sol; FONTRIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A new approach to sight singing. 4.ed. New York: W.W. Norton, 1997. 329p. ISBN: 0393969088. GAGNÉ, Jeannie. Belting
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( MUT1911 ) ATIVO 29/10/2018
( MUT1911 ) INATIVO 29/10/2018 23/07/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.13.8