Ementa/Descrição: |
Ambientação ao estudo sistemático da técnica vocal e prática de repertório do canto popular brasileiro nas manifestações culturais da música nordestina e da harmonia de vozes.
Objetivos:
Desenvolver no aluno a capacidade de sistematizar sua rotina de estudos técnicos, voltadas aos seus objetivos artísticos;
Estabelecer e sistematizar o estudo do canto popular, definindo técnicas e práticas diárias de manutenção e desenvolvimento do aparato vocal;
Experienciar as nuances peculiares do canto no samba e na bossa nova com prática de repertório;
Relacionar a percepção corporal com aspectos fisiológicos do aparato vocal;
Sistematização de procedimentos técnicos na respiração, emissão e ressonância da voz.
Conteúdo:
- Rotinas de estudo (aquecimento, vocalizes, progressões)
- Estudo de solfejo
- Transposições (tonalidades e implicações)
- Fisiologia da voz (respiração, emissão, ressonância)
- Mapeamento da voz (registros, sub registros)
- Consciência corporal e vocal voltado ao repertório estudado
- Tópicos em interpretação II
- As origens do canto brasileiro no samba
- O canto brasileiro na bossa nova
- Vocalizes e aquecimento/desaquecimento vocais
- A voz brasileira no período de modernização aos dias atuais (1958-) a Bossa Nova, a música tocada nos Festivais da Canção, o Tropicalismo, a Jovem Guarda e a MPB
Bibliografia:
BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo. Higiene vocal: cuidando da voz. 4. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. 73p. ISBN: 8573095113.
BERKOWITZ, Sol; FONTRIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A new approach to sight singing. 4.ed. New York: W.W. Norton, 1997. 329p. ISBN: 0393969088.
CARDOSO, André. A música na corte de D. João VI. São Paulo: Martins, 2008.
CUNHA, Fabiana Lopes da. Da marginalidade ao estrelato: o samba na construção da nacionalidade (1917-1945). São Paulo: Annablume, 2004.
FONTE, Bruna; MENESCAU, Roberto. Essa tal de Bossa Nova. São Paulo: Prumo, 2012.
GAVA, José Estevam. A linguagem harmônica da Bossa Nova. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
L |