Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19)
Código: DFS2060
Nome: INTRODUCAO A CRONOBIOLOGIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Histórico e conceitos fundamentais, Fisiologia e anatomia do sistema de temporização circadiano. Mecanismo de sincronização. Ontogênese. Metodologia em cronobiologia. Homeostasia e cronobiologia. Intermodulação de freqüências. Ritmicidade em vertebrados
Referências: Aschoof, J. (1981). Handbook of Behavioral Neurobiology: Biological Rhythms. New York, Plenum. Klein, DC., Moore, RY. & Reppert, SM. (1991). Suprachiasmatic Nucleus: The clock?s mind. Oxford, Oxford University Press. Marques, N. & Menna-Barreto, L. (1997). Cronobiologia: Princípios e Aplicações. São Paulo, EDUSP. Moore-Ede, MC., Sulzaman, FM. & Fuller, CA. (1982). The Clock that time us. Cambridge, Harvard University Press,. Mrosovsky, N. (1990). Rheostasis. Oxford, Oxford University Press.

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