Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Outubro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL (13.66)
Código: LNT0011
Nome: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Alfabetização e Letramento: relações e implicações. Processo de alfabetização: consciência fonológica e princípio alfabético. Alfabetizar letrando. Abordagens de letramento: diferentes perspectivas. Letramentos múltiplos: implicações para o ensino-aprendizagem de oralidade/leitura/escrita na escola. Multiletramentos: multiculturalismo e multimodalidade. Estudos críticos e abordagens de letramento: políticas afirmativas, pedagogia da inclusão. Formação identitária do professor como agente de letramento. Letramento e dispositivos didáticos. Projetos de Letramento.
Referências: BORTONI-RICARDO, Stela Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro;CASTANHEIRA, Salete Flores. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2010. GUMPERZ, Jenny Cook. A construção social da alfabetização. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. KLEIMAN, Angela. Bustos. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. KLEIMAN, Angela. Bustos; MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. (Orgs.). Letramento e formação de professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas/, São Paulo: Mercado de Letras, 2005. KLEIMAN, A. B. Preciso ensinar o letramento – Não basta ensinar a ler e escrever. Disponível em: www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos. Acesso em 10.07.2013. ____________. Processos identitários na formação profissional: o professor como agente de letramento. In: CORRÊA, Manoel; L. G.; BOCH, Françoise. (Orgs.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 75-91. (Coleção Idéias sobre linguagem). MAGALHÃES, Izabel (Org.) Discursos e práticas de letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2012. OLIVEIRA, Maria do Socorro; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de Letramento e formAÇÃO de professores de língua materna. Natal/RN: EDUFRN, 2014. OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Angela Bustos (Orgs.). Letramento múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal/RN: EDUFRN, 2008. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. ___________. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2011. ___________. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed., 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018. STREET, Brian.Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação.Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014. _________. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BAKHTIN, M./VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1992 [1929]. BARTON, David; HAMILTON Mary; IVANIC, Roz. Situated Literacies. London: Routledge, 2000. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo Editora Scipioni, 1989. COPE, Bill; KALANTIZIS, Mary. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2005. COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. DOLZ, Joaquin; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o orale para o escrito: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard;DOLZ, Joaquin. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95 – 128. KERSCH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti (Orgs.). Multiletramentos e Multimodalidade: ações pedagógicas e aplicadas à linguagem. Campinas, São Paulo: Pontes, 2016. KLEIMAN, Angela Bustos. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: ARTMED, 2000. ________. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32, nº 53, p. 1-25, dez, 2007. LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, Série Princípios, 1991. McLAREN, Peter L. Culture or Canon? CriticalPedagogyand the Political of Literacy.HavardEducationalReview, v. 58, n. 2,p. 213-234, 1988. MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e Letramento. São Paulo: Ed. UNESP, 2004. OLIVEIRA, Maria do Socorro. O papel do professor no espaço da cultura letrada: do mediador ao agente de letramento. In: SERRANI, Silvana (org.) Letramento, discurso e trabalho docente. Vinhedo, Editora horizonte, 2010. RIBEIRO, Vera Masagão (Org.) O Letramento no Brasil – Reflexões a partir do INAF 2001, São Paulo: Global, 2004. ROJO, Roxane (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campina, SP: Mercado de Letras, 1998. SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo; OLIVEIRA Maria do Socorro. Políticas públicas na educação de jovens e adultos: projetos de letramento para a participação e mudança social. EJA em Debate. Florianópolis: IFSC, v. 1, n. 1, 2012. SOARES, Magda.Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.

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