Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL (13.66)
Código: LNT0003
Nome: GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Avaliação de gramáticas pedagógicas. Análise epilinguística e metalinguística considerando os fenômenos gramaticais mais produtivos e mais complexos na ampliação da competência comunicativa dos alunos na escuta, na leitura e na produção de textos orais e escritos. Proposições metodológicas para elaboração de material didático.
Referências: ALVES, M. da P. C; MIRANDA, N. S.. (Org.). Ensino de língua portuguesa no ensino fundamental (recurso eletrônico). Natal: SEDIS-UFRN, 2018, v. 1 e 2. [http://repositorio.ufrn.br] BRAVIN DOS SANTOS, A. M.; LIMA, C. D. C. Objeto Direto Anafórico como Estratégia de Referenciação: Mediação Didática para o Ensino Fundamental. Diadorim (RIO DE JANEIRO), v. 19, p. 169-189, 2017. BRAVIN DOS SANTOS, A. M. Sociolinguística e mediação didática para o uso explícito e ausente de 1a pessoa do plural no ensino básico. REVELLI - Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas, v. 10, p. 135-148, 2018. FREIRE, G. C.; CARDOSO, C. A. L. Pontuação: uma proposta de sequência didática para o 6º ano do Ensino Fundamental. Ciências Humanas e Sociais em Revista. v. 36, p. 07-22, 2014. GERHARDT, A. F. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e exercícios. Campinas,SP: Pontes, 2016. KLEIMAN, A. B.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática. Metalinguagem para principiantes. Campinas,São Paulo: Pontes, 2012. NASCIMENTO, X. O. da C.; FREIRE, G. C. Ensino de concordância verbal de terceira pessoa do plural por meio de suportes digitais no ensino fundamental. EntreLetras (Online), v. 9, p. 204- 225, 2018. OLIVEIRA, R. P. de; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas I. Rio Branco: EDUFAC, 2016. Disponível em: <http://www.ufac.br/editora/livros/perspectivas-para-oensino-de-linguas.pdf/view>. Acesso em mai. 2019. SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas II. Rio Branco: NEPAN Editora, 2018. Disponível em: < https://issuu.com/rosane_garcia/docs/perspectivas_volume2>. Acesso em mai. 2019. VIEIRA, S. R. (Org.) Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Ed. rev. e amp. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: <https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/gramatica-variacao-e-ensino-diagnose-e-propostaspedagogicas-1473/linguistica-183>. Acesso em mai. 2019.

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