Referências: |
ALVES, M. da P. C; MIRANDA, N. S.. (Org.). Ensino de língua portuguesa no ensino
fundamental (recurso eletrônico). Natal: SEDIS-UFRN, 2018, v. 1 e 2. [http://repositorio.ufrn.br]
BRAVIN DOS SANTOS, A. M.; LIMA, C. D. C. Objeto Direto Anafórico como Estratégia de
Referenciação: Mediação Didática para o Ensino Fundamental. Diadorim (RIO DE JANEIRO),
v. 19, p. 169-189, 2017.
BRAVIN DOS SANTOS, A. M. Sociolinguística e mediação didática para o uso explícito e
ausente de 1a pessoa do plural no ensino básico. REVELLI - Revista de Educação, Língua e
Literatura da UEG-Inhumas, v. 10, p. 135-148, 2018.
FREIRE, G. C.; CARDOSO, C. A. L. Pontuação: uma proposta de sequência didática para o 6º
ano do Ensino Fundamental. Ciências Humanas e Sociais em Revista. v. 36, p. 07-22, 2014.
GERHARDT, A. F. Ensino de gramática e desenvolvimento metalinguístico: teorias, reflexões e
exercícios. Campinas,SP: Pontes, 2016.
KLEIMAN, A. B.; SEPULVEDA, C. Oficina de gramática. Metalinguagem para principiantes.
Campinas,São Paulo: Pontes, 2012.
NASCIMENTO, X. O. da C.; FREIRE, G. C. Ensino de concordância verbal de terceira pessoa
do plural por meio de suportes digitais no ensino fundamental. EntreLetras (Online), v. 9, p. 204-
225, 2018.
OLIVEIRA, R. P. de; QUAREZEMIN, S. Gramáticas na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
PILATI, E. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas I. Rio
Branco: EDUFAC, 2016. Disponível em: <http://www.ufac.br/editora/livros/perspectivas-para-oensino-de-linguas.pdf/view>. Acesso em mai. 2019.
SOUSA, A. M.; GARCIA, R.; SANTOS, T. C. Perspectivas para o ensino de línguas II. Rio
Branco: NEPAN Editora, 2018. Disponível em:
< https://issuu.com/rosane_garcia/docs/perspectivas_volume2>. Acesso em mai. 2019.
VIEIRA, S. R. (Org.) Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. Ed. rev.
e amp. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em:
<https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/gramatica-variacao-e-ensino-diagnose-e-propostaspedagogicas-1473/linguistica-183>. Acesso em mai. 2019. |