Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CERES (18.22) |
Código: |
DED0020 |
Nome: |
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO I |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( ( ESE0404 ) OU ( DED0404 ) ) OU ( DED0199 ) OU ( LMC0058 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
O processo de construção da Psicologia como Ciência e a Psicologia da Educação como disciplina formal no âmbito da Psicologia e da Educação. Estudo das principais teorias psicológicas de aprendizagem: primórdios do behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie; os efeitos do comportamento: Thorndike e Hull; condicionamento operante: o behaviorismo radical de Skinner; psicologia evolucionista: aprendizagem, biologia e cérebro; a transição para o cognitivismo moderno: Hebb, Tolman e os gestaltistas; teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky; modelos simbólicos de mente e de redes neurais; aprendizagem e memória, motivação; aprendizagem social: a teoria cognitiva social de Bandura. Relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Educação e a Psicanálise. Inserção do componente curricular na Leitura Interdisciplinar Acadêmica e Literária semestral e na Pesquisa Interdisciplinar Prática a ser realizada em ambientes escolares e não escolares. |
|
|
|
|